Mais sobre o Adiantamento de Contrato de Câmbio

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
O ACC funciona como uma espécie de financiamento, em que a instituição financeira adianta ao exportador na fase de produção ou antes do seu produto embarcar para o destinatário final. Confira mais informações neste post!
- Por Ângelo
- Em Direito Tributário
Você sabe o que é o adiantamento sobre o contrato de câmbio? Trata-se de um tipo de financiamento, no qual uma instituição financeira pode adiantar ao exportador um valor ainda na fase de produção. Confira mais detalhes sobre o assunto.
Contrato de Câmbio
Segundo consta no Regulamento do Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais – RMCCI (Circular nº 3.591 do BACEN), o Contrato de câmbio é o instrumento específico firmado entre o vendedor e o comprador de moeda estrangeira, no qual são estabelecidas as características e as condições sob as quais se realiza a operação de câmbio.
O Adiantamento
Por outro lado, o adiantamento sobre contrato de câmbio constitui da antecipação parcial ou total por conta do preço em moeda nacional da moeda estrangeira comprada para entrega futura. O adiantamento pode ser concedido a qualquer tempo, a critério das partes, tal como descrito também no RMCCI (Circular nº 3.591 do BACEN).
O ACC funciona como uma espécie de financiamento, em que a instituição financeira adianta ao exportador na fase de produção ou antes do seu produto embarcar para o destinatário final.
O adiantamento é feito em moeda nacional e correspondente ao valor da venda feita em moeda estrangeira, e a conversão é feita pela taxa de câmbio corrente do dia da contratação do adiantamento.
O descumprimento do prazo para embarque do produto gera a obrigação de quitar todo o valor do ACC, com multa, correção monetária, diferenças cambiais e outros encargos previstos no contrato.
Conte com a assessoria jurídica dos advogados para garantir os melhores negócios e condições para financiamentos junto às instituições bancárias.
Fonte: https://www.guazelliadvocacia.com.br/
Se mantenha informado
Confira outras notícias postadas que você pode gostar.
- 16
- ago
Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR)
De acordo com a lei 9.393/96, o ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural) é um tributo pelo qual precisa se...
- 16
- ago
Conheça mais sobre o direito tributário
Quer entender melhor sobre os impostos e encargos fiscais que fazem parte do nosso cotidiano? Então confira o materia...
- 16
- ago
As principais mudanças ocorridas com a nova lei das licitações
Sancionada no começo de abril, a nova lei das licitações (14.133/2021) traz algumas mudanças significativas e outras ...